Sunday, November 20, 2005

Moda 1950-1980

Hoje proponho uma viagem pela moda, uma retrospectiva que dará alguma dignidade às tralhas que estão no fundo do guarda-roupa. Será um hino aos saudosos folhos, às bonitas gravatas em napa e às confortáveis sapatilhas Sanjo.
Década de 50
Homem
São importadas de Hollywood as gabardinas bejes, os sapatos bicudos, as cigarrilhas de ponta dourada e o elegante chapéu. Para saber mais vejamos filmes da época.
Mulher
No dia-a-dia usam-se vestidos com motivos (e corte) campestres, com golas ornamentadas por discretos folhos rendados. Em ocasiões especiais,o glamour dos tecidos brilhantes e os penteados volumosos e duros ganhamo seu espaço. A mulher, pela primeira vez na História, ganha um papel de destaque no mundo da moda.
Década de 60
Homem
Talvez das épocas mais marcantes, os anos 60 criaram duas vertentes curiosas. A primeira é a dos seguidores dos Beatles, com o cabelo perto da linha dos olhos (como algumas raças de cães)... e ligeiramente mais comprido no cachaço. Vestem calças curtas... dando especial destaque à bonita meia de angorá, e usam casacos justos com cores alegres...cinzento-escuro, preto, antracite e azul-escuro! A segunda é a dos emergentes "hipes" (como lhes chamavam na altura!), que, como os gatos, sentiam uma inqualificável repulsa à água. Usavam óculos de massa malhados com elevada graduação, barbas desmazeladas, cabelos infestados de parasitas e vestuário de ganga com motivos florais.
Mulher
Tal como nos homens existiam dois "modelos"... as fadas do lar e as"hipas". As fadas eram o primor da educação... sabiam até bordar e coser (usavam aquele ovo de madeira para "dar um ponto" nas meias dos homens). As mais abastadas tinham modernas máquinas de costura (aquelas com pedaleira!!!!) Singer... para fazerem uns cortinados com cerejinhas e maçãzinhas. Havia também as que tentavam imitar a modista lá da rua e criavam as suas próprias batas e aventais. Já as "hipas" eram completamente desmazeladas... usavam ganga, camisolas (as blusas de então) brancas rendadas e com atilhos no regaço e nas mangas. Não prescindiam das "Adidas Moisés" (aquelas sandálias de couro coçado)...muito arejadas, por sinal.
Década de 70
Homem
Os colarinhos das camisas ganham o aspecto de pequenas asas de gaivota e o objectivo era que as pontas das "asas" tocassem nos ombros... lindo! As calças eram justas na coxa e abriam em forma de pata de elefante na perna e eram conhecidas por calças à boca de sino. Os sapatos apresentavam uns tacões dignos de um palhaço de circo e os tons claros eram um sinal de elegância. Teimavam em usar padrões discretos (como losangos, círculos e quadrados... do tamanho de caixas de chocolate Regina) em cores variadas com um toque de brilho. Os penteados afro e as patilhas faziam lembrar um Homo habillis ... especialmente quando ligadas ao bigode. Os óculos de massa eram herança da geração anterior... mas com apliques metálicos.
Mulher
... pouco há para dizer. Pela primeira vez a mulher acompanha as tendências do sexo oposto. Os penteados afro, os padrões e as cores são uma mera colagem da moda masculina. Apenas me lembro das sombras verdes-alface, os óculos grandes (tipo viseira do capacete de um soldador) e coloridos.
Década de 80
Homem
Aqui sim... o espectáculo começa. Chegam em força os fatos de bombazina, as gravatas de napa (finas como um cinto), os conjuntos de meias, camisolas e camisas no mesmo padrão. Os coletes desportivos para andar com calças de fazenda e sapatilhas Sanjo. As camisolas com manga tipo asa de morcego, os casacos de trespasse (tecido Príncipe de Gales no final da década). Os pés ficavam mais vistosos com a meia branca (por vezes desportivas e com duas raquetes cruzadas) ou com as confortáveis meias cinzentas felpudas. Os fatos de treino invadem as ruas: quem não se lembra do tradicional Tebe (sim... da mesma marca que fabricava as camisolas interiores), azul com fecho e listas laterais brancas.
Mulher
Os folhos e as cores berrantes assumem o papel principal. As saías rodadas e de balão ganham terreno juntamente com os brincos argolados de45 cm de raio. As galochas Colibri para meninas em idade escolar, os sapatos de salto vermelhos e as sapatilhas de pano tomam o mercado. Mais elegantes que nunca, as jaquetas cintadas com botões forrados abrilhantam as festas ao som do disco sound . Convém não esquecer as fitas coloridas na cabeça e as ombreiras proeminentes... e acho que é tudo.
Agora é a vossa vez... acrescentem o que acharem conveniente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home